O termo landing pages pode ser traduzido para o português como página de aterrissagem, mas no Marketing Digital o significado é outro.
Trata-se de uma página voltada para a conversão, nada além disso.
Por exemplo: o visitante entrou no seu site e você deseja capturar o contato dele, essa página é considerada uma landing page. Nesse cenário, já fica claro que nem sempre o objetivo da conversão é de vender alguma coisa.
A ideia desse texto é mostrar como as landing pages são eficientes e trazer mais informações sobre o assunto. Dessa forma, veja os benefícios e as razões pelas quais a sua empresa precisa ter uma o quanto antes.
Qual o objetivo de uma landing page?
Em primeiro lugar, a proposta principal de um landing page é converter, porém a conversão deve ser entendida de muitas formas. Sendo assim, nem adianta acreditar que você precisa vender a todo custo, isso atrapalha muito.
A melhor opção é entender o estágio do seu funil de vendas e relacionar com a jornada de compra do seu cliente. Ao ter esse cuidado, a sua empresa consegue converter e entregar o material certo para a etapa correspondente.
Por todas essas razões, as suas landing pages devem ter visual mais clean e um texto bem persuasivo. Em seguida, a chance de converter é maior e por isso mesmo, a melhor opção disponível é entender como deve ser a estrutura.
A estrutura de uma landing page de sucesso
Agora que já entendestes o que é uma landing pages e descobristes o objetivo que ela tem, é preciso saber a estrutura que deve ter. Portanto, dá para resumir em cinco pontos, confira as informações sobre cada um deles:
- Título e subtítulo: O título precisa ser chamativo e passar para o cliente o propósito para a sua oferta. Todo texto deve ser dividido, de preferência com subtítulos que tenham intervalo de 300 palavras.
- Imagem: Toda landing page deve ter uma imagem ou mais, porém o principal é que tenha relação com a sua proposta. Por exemplo: se a ideia for vender um software, use mockups sobre as funcionalidades dele.
- Descrição da oferta: Utilize a página para tirar todas as dúvidas e persuadir o cliente a converter o desejo em ação. Use também as bullet points, frases curtas, citar até 5 itens essenciais e ser persuasivo.
- Formulário: O processo de conversão acontece aqui, quando for montá-lo ofereça algo para o cliente e capte o contato dele. Por exemplo: e-mail e nome, quanto menos informações é melhor.
- Outros elementos: Direcione o olhar do lead, insira setas para guiar a visitação, e mostre alguns depoimentos de compradores (prova social) e utilize o senso de urgência (diga que a oferta é por tempo limitado).
Fica claro que a criação das landing pages deve ser bem-feita, porque é um processo que requer treino. A indicação é pela contratação de uma consultoria de marketing digital para turbinar os resultados da sua empresa.
Os benefícios de ter uma landing page
Criar uma landing page é importante para ter algumas vantagens no dia a dia, não é mesmo!? Assim, dá para resumir as vantagens em sete principais e que podem o seu negócio de patamar:
- Facilita a caminhada dentro do cliente dentro do seu site;
- Mostra ao lead a oferta, traz um benefício e aumenta o potencial de conversão;
- Possibilita uma conversa direta com a audiência por meio de um local próprio;
- O custo é baixo se comparado ao valor da divulgação em mídias tradicionais;
- É uma página temporária, ou seja, dá para criar várias de acordo com a oferta que a sua empresa possuir;
- A construção não é cheia de tarefas, uma vez que é mais clean;
- Quando o assunto for conversão, essa página é uma das mais eficientes que existem.
Cada benefício das landing pages pode ser entendido como um poderoso investimento para escalar o seu negócio. Para a sua empresa, a realidade é que você dá para alinhar essa estratégia para estar à frente dos demais.
Os tipos de landing page
Há três tipos de landing pages, o principal é ter as informações sobre cada uma delas. Em outras palavras, confira as informações sobre cada uma delas e os detalhes para usufruir do potencial máximo de cada uma delas.
Página de captura
O objetivo é capturar os dados do contato dos clientes em potencial, como por exemplo: nome, e-mail, etc. Por outro lado, é necessário oferecer uma oferta, como um ebook ou a inscrição para um webinário.
Página de vendas
A meta principal é oferecer ao cliente um produto ou mesmo um serviço, para que o convencimento aconteça liste os principais benefícios da oferta. Deixei claro como aquilo é o “remédio” para as “dores” que o cliente.
Para convencer o seu cliente, é necessário listar todos os benefícios que aquela oferta traz e, por isso, deixe claro como pode resolver os problemas do seu público, o formato é de um guia, que leve até a página de pagamento.
Página de obrigado
Essa página é uma das mais interessantes que existem e consiste em apenas agradecer pelo que foi feito. Logo após ela, você pode levá-lo até outra página e fazê-lo prosseguir na jornada de compra, sugerindo a ele o próximo passo.
Métricas para acompanhar nas landing pages
Existem algumas métricas importantes sobre as landing pages, detalhe: elas permitem que a sua empresa meça o rendimento dessas páginas. Desse modo, seis se destacam, são as seguintes:
Taxa de rejeição
Trata-se de uma métrica de pessoas que entraram no site e não tiveram qualquer tipo de interação. A razão pode ser por entrar na página sem querer ou mesmo ter digitado o endereço errado no navegador.
Isso, ao mesmo tempo, pode representar um erro seu e a página pode não ser intuitiva, bem como clean. O motivo principal é a falta de coerência entre a promessa e o que está sendo entregue na página de conversão.
Taxa de conversão
Essa é a métrica mais importante para ser analisada nas landing pages, pois a conversão é o que realmente importa. Para saber, divida o tanto de conversão pelo total de visitas que você teve, ficaria assim:
- 3000 pessoas acessaram a sua página de captura;
- 150 pessoas deixaram o contato;
- A conta é a seguinte: (150/3000)*100, isso dá 5% de taxa de conversão.
Novamente: para melhorar os resultados e evitar a estagnação, é preciso estar em constante melhora. Portanto, conte com uma consultoria de marketing digital para que as suas landing pages tenham mais alcance.
Taxa de cliques
Essa métrica indica a quantidade de cliques em um lugar específico da sua página, mas para ter sucesso é preciso usar o tom de urgência. Deixe o texto bem explicado para o cliente e evite que as dúvidas possam acontecer.
Taxa de saída
Essa métrica é fundamental para saber o tempo de permanência do cliente na sua página, é necessário que seja elevado. Se o cliente ficou por 5, para um texto médio, isso indica que ele leu tudo e achou o texto legal.
Custo por lead
Essa métrica é mais indicada para o tráfego pago e por isso indica o custo que cada lead teve para a sua empresa. Dependendo do resultado, a mudança de estratégia pode ser uma boa opção para melhorar essa métrica.
9 dicas para ter uma landing page que converta
Por fim, é importante entender estas 9 dicas para ter uma landing page perfeita e com alto potencial de conversão. Para aproveitar essas informações, no entanto, é necessário prestar atenção em cada ponto seguinte:
1 – Definir uma palavra-chave
Em primeiro lugar, é necessário definir uma palavra-chave interessante e com alto poder de conversão. Ela deverá ser trabalhada ao longo do texto e seguindo as regras de SEO, se quiser saber leia esse texto sobre SEO.
2 – Focar a copy
Persuadir é a missão e existe apenas um caminho: tocar na “dor” do cliente e mostrar o “remédio” que a sua empresa tem. Por consequência disso, a melhor opção é treinar muito o seu texto e deixá-lo sob medida.
3 – Pensar no SEO
Sentenças curtas, links internos, imagens, persuasão e otimização para os mecanismos de busca (SEO). As informações da frase anterior, formam a base do SEO, mas ainda tem os subtítulos e o principal: a página tem que ser clean.
4 – Trabalhar imagens
O uso de imagens é muito importante, porque possibilitam que o texto fique com um aspecto diferenciado. Entretanto, a dica é ter cuidado para não se exceder e acabar por ter um resultado que não é tão interessante.
5 – Utilizar formulários inteligentes
A sua empresa não deve inserir formulários com várias informações, prefira apenas o nome, e-mail ou WhatsApp. Posteriormente, as suas landing pages têm muito mais potencial de conversão, concorda comigo!?
6 – Layout interessante
Embora já tenha sido citado aqui várias vezes, a verdade é que o layout precisa ficar limpo. A landing page precisa carregar logo e trazer o conteúdo ao cliente, aproveite e deixe com interface própria para dispositivos móveis.
7 – Adicionar uma CTA
O Call to Action, ou seja, a chamada para ação nada mais é do que inserir o link para a compra ou mesmo o formulário para preenchimento. É crucial que exista na sua página, já que o CTA traz um potencial de conversão.
8 – Incluir depoimentos
A inclusão de depoimentos é necessária para que a pessoa converta o desejo em atitude de compra, afinal “pessoas compram de pessoas”. Nesse sentido, vale a pena conversar com os seus clientes para ter depoimentos.
9 – Mensurar resultados
A mensuração de resultados, como você conferiu nas métricas para acompanhar nas landing pages, é importante para apurar os resultados onde dá para melhorar, assim como descobrir onde está bom.
Se você quiser aprofundar as informações, agende uma reunião gratuita comigo para saber como a nossa consultoria pode se aplicar no seu projeto. Dessa forma, você terá uma criação de landing pages qualificada e um serviço de consultoria completo para o Marketing Digital da sua empresa.