Links patrocinados nada mais são do que anúncios de marketing digital, com formato de texto simples.
Nesse cenário, esse tipo de estratégia é famosa e aparece no Google, mas também é utilizado em outras plataformas.
O processo é o seguinte: você escolhe uma palavra-chave e paga para o anúncio estar no topo do Google. Por outro lado, dá para utilizar essa tática nas redes sociais, portais de notícias e nos blogs.
Os links patrocinados podem ser mostrados no Google, Bing, Instagram, Facebook, YouTube, Twitter e LinkedIn. A partir de agora veja como esse tipo de estratégia pode mudar os resultados da sua empresa.
Por que investir em links patrocinados?
Agora que você sabe o que são os links patrocinados, é fundamental seguir e trazer informações úteis sobre cinco pontos. Dessa forma, é necessário saber a importância de cada um deles para o seu negócio.
1 – Atraia tráfego para o seu site
Em primeiro lugar, os links patrocinados possuem o potencial de atrair tráfego para o seu site. Contudo, isso não é feito de qualquer forma e você participa de tudo, veja como é o processo por meio de um exemplo:
- Paulo tem uma empresa que presta serviço de desentupimento na cidade do Porto;
- Ele define a palavra-chave “Desentupimento de Canos no Porto” e cria um texto, usa o programa de anúncios do Google;
- Quando alguém fizer a pesquisa “desentupidora de canos no Porto”, é o resultado do site do Paulo que irá aparecer.
Ao atrair mais público para o site, já que ele está na primeira página do maior buscador do mundo, a chance de converter é maior. Basta ter um produto ou serviço de qualidade e a conversão aumenta bastante.
2 – Acelere seus resultados
Quem é pouco visto não é lembrado, ou seja, não dá mais para ficar fora da internet, porque as pessoas pesquisam primeiro lá. Dá para acelerar os resultados com facilidade, fazer o site bombar e atingir os seus objetivos.
3 – Identifique seu público
A identificação do público é possível por meio da utilização de ferramentas específicas para isso. Portanto, o processo de segmentação dos links patrocinados possibilita atingir apenas o seu público-alvo.
O público tem uma “dor”, a sua empresa oferece o “remédio” e a negociação acontece com mais facilidade. Destaca-se ainda um ponto: dá para usar em empresas de qualquer nicho, a internet surgiu para unir tudo dentro dela.
4 – Invista de maneira flexível
Se você acha que a sua empresa precisa investir tudo de uma vez e que é caro, saiba que está errado. Afinal, os links patrocinados podem ser contratados de várias formas possíveis e dentro do seu orçamento.
Por exemplo: se a ideia é usar apenas por um breve período, dá para aumentar o lance e ter feito a criação. Uma das principais vantagens que essa tática traz é justamente se adaptar ao que a sua empresa precisa.
5 – Meça os resultados
Toda campanha pode ser medida, avaliada e melhorada, a medição de resultados é importante para replicar as práticas. É como ter dominado a produção e comercialização de um produto “estrela”, basta replicá-lo.
A boa notícia é que a medição de resultados é simples e pode ser utilizada em períodos que a gestão definir. Se você contar com o auxílio da consultoria Nuno, deixe para concentrar-se no apenas no seu negócio, enquanto a nossa equipe cuida dos links patrocinados.
O que é CPC, CPM e CPA?
Essas três métricas são cruciais para que a veiculação de anúncio seja assertiva e cumpra com o objetivo que a sua empresa tem. Sendo assim, é preciso entender o que cada uma significa e a importância que possuem:
- CPC– O Custo Por Clique é uma forma de cobrança de anúncios pagos e consiste em cobrar pelo número de cliques conseguidos. A sua empresa terá anúncios veiculados em diversos sites e pagará por eles.
- CPM– O Custo por Mil Impressões é uma métrica que indica o gasto gerado a cada mil impressões no seu anúncio. A sua empresa define o valor com antecedência dessa métrica e paga, a plataforma de links patrocinados reproduz nos anúncios.
- CPA– O Custo Por Aquisição é o mais caro de todos, pois você pagará apenas quando o objetivo final da campanha for alcançado. Embora o valor seja elevado, você só paga se conseguir a conversão.
Se você quiser saber com profundidade o que cada uma significa, clique aqui e agende uma reunião gratuita comigo. Por meio dela, te explicarei as vantagens e desvantagens de cada uma delas para o seu negócio.
Quais são os principais canais de mídia paga?
É necessário saber, antes de mais nada, que você pode usar os links patrocinados em várias plataformas. Em outras palavras, há X plataformas disponíveis para serem usadas, veja abaixo a lista:
- Google ADS– Trata-se da maior plataforma e dá para usar uma palavra-chave para definir o seu link patrocinado. Além disso, possibilita a segmentação para impactar o seu público-alvo.
- Remarketing– Os anúncios exibidos em outros sites para quem já visitou a sua página são boas alternativas. Para utilizá-lo, basta usar o Google Ads e a sua rede de sites parceiros.
- Instagram ADS e Facebook ADS– Ambas são unidas, você usa um anúncio em uma e o conteúdo pode aparecer na outra. Dá para segmentar o público e rodar a campanha apenas para essas pessoas.
- LinkedIn– Se o seu produto ou serviço for voltado para assuntos profissionais, essa é a opção adequada. É possível, dentre muitas coisas, encontrar o público correto para o que você está buscando.
- Twitter– É a rede social mais acessada do planeta e você pode promover o seu perfil, encontrar mais seguidores e gerar tráfego para o site, tudo por meio de uma plataforma de anúncios pagos.
- Youtube– Caso a sua empresa tenha um público-alvo interessado em conteúdo com vídeo, apostar nessa plataforma é importante. Vale lembrar, entretanto, que os anúncios são vinculados ao Google ADS.
Dá para usar os links patrocinados em apenas uma desses canais de mídia paga ou em vários, a decisão é sua. A vantagem de veicula-los é que você ganha mais tráfego e aumenta a chance de convertê-los, não é mesmo!?
O que você deve considerar antes de usar links patrocinados?
A vontade de usar os links patrocinados é grande, mas é fundamental prestar atenção em 5 coisas para fazer antes de usá-los. As informações sobre cada um deles é crucial para acertar, os pontos são os seguintes:
- Público-alvo;
- Persona;
- Canais disponíveis;
- Valor;
- Métrica para os links patrocinados.
Cada ponto é importante para definir a tática mais assertiva possível, evitando, assim, possíveis falhas. Nessa hora, contar com o auxílio de uma consultoria é a melhor alternativa para evitar futuros problemas.
Como ganhar dinheiro em links patrocinados?
Você pode ganhar dinheiro com os links patrocinados aumentando o alcance da sua empresa e basta ter a estratégia certa. Caso você tenha ficado interessado em descobrir quais são, contate a nossa consultoria e agende uma reunião gratuita comigo.