Já estamos no meio de 2022, e se tem um pequeno, negócios, saiba que tem que inserir no digital, mas sabia que uma estratégia de marketing digital para Pequenas Empresas pode facilitar a sua vida?
Tudo o que fazemos na internet tem muita relação com esse assunto.
Esse texto é um bom exemplo, pois eu planeei a sua visita e fiz este artigo para te auxiliar. Portanto, eu utilizei justamente o marketing digital para conseguir alcançar o público-alvo que foi traçado.
Essa mesma tática é aplicada por vários ‘players’ do mercado e até mesmo aqueles maiores. Sendo assim, confira a seguir como usar o marketing digital para Pequenas Empresas e descubra o que fazer para conseguir.
O que é marketing digital?
Marketing digital é o conjunto de tarefas realizadas online para atingir um público-alvo e podem ser várias. Por exemplo: criação de textos, postagem em redes sociais e vídeos, mas o processo não é tão difícil como parece.
Pode usar o marketing digital para oferecer o seu produto ou serviço para um grande número de pessoas. Afinal, muitos utilizadores usam a internet para conseguir conteúdo e buscar informações sobre produtos.
O marketing digital para Pequenas Empresas é vantajoso, pois possibilita que “Davi vença Golias”. Dessa forma, confira mais informações para você poder utilizar o potencial que essa ferramenta traz.
Por que o marketing digital para Pequenas Empresas é importante?
Imagine que você mora em uma cidade de 9 mil habitantes e decide vender roupas, concorda que você ficaria limitado àquela região!? No entanto, o que poderia acontecer se a sua loja estivesse na primeira página do Google?
Certamente que você teria como vender para todo o Brasil e poderia ganhar mais dinheiro, mesmo com a limitação da sua cidade. Ao mesmo tempo, o marketing digital para Pequenas Empresas é um enorme facilitador.
Por meio dele, dá para alcançar o público certo e eliminar totalmente as barreiras territoriais, como o próprio AliExpress faz. Você compra um anel da China e ele chega na sua casa em 20 dias, dependendo do tipo de envio.
Vantagens do marketing digital para Pequenas Empresas
Quando alguém fala em marketing digital, é muito comum querer logo conhecer as vantagens e dá para citar várias. Entretanto, é melhor focar em quatro e citar as informações pertinentes a cada uma delas.
Mensurável
Aplica uma estratégia de marketing digital e o próprio Google fornece-lhe as ferramentas para avaliar se funcionou ou não. Por outro lado, existem outras tecnologias que podem ser usadas e encontradas na própria internet.
Baixo investimento inicial
Com um computador e acesso à internet, já é possível começar a fazer marketing digital para Pequenas Empresas. Basta buscar informações e tutoriais na internet, pois consegue realizar a maioria das atividades sozinho.
Alcança o público certo
Essa é a minha vantagem predileta, pois, quando bem-feito, saiba que consegue alcançar o público certo. Ou nunca parou para ver que a internet sugere sempre algo que tenha relação com a busca realizada? 😉
Velocidade nos resultados
Se no marketing tradicional, como sabe, é preciso esperar até meses para saber o resultado, no marketing digital tudo é rápido. Em dias, descobre se a estratégia funcionou ou se é melhor tentar outra opção.
Estratégias de marketing digital Pequenas Empresas
Agora que já sabe o que é, a importância e as vantagens do marketing digital para Pequenas Empresas, é preciso entender as principais estratégias e como aplicar cada uma delas dentro do seu negócio.
O ano de 2023 promete e não dá para ficar de fora, pois, a realidade é que consegue aplicar várias estratégias. Do mesmo modo, confira a seguir as informações e veja como colocar em prática, visto que essa é a ideia.
1 – Foque no público-alvo
Em primeiro lugar, foque no seu público-alvo e saiba que o foco é justamente impactá-lo. Nem adianta querer “atirar para todo lado” e saiba que não consegue atingir ninguém, ou seja, é preciso ter um “alvo na mira”.
Quando descobre o seu público-alvo, a realidade é que dá para atingir em cheio a sua persona. Inclusive, a persona é um personagem semifictício e deve ter as características que considera como as ideais.
2 – Defina objetivos
Se já focou no seu público-alvo, é preciso definir os objetivos para cada texto e é primordial que cada visitante faça a jornada de compra. Trata-se de informar, influenciar e, enfim, realizar a venda, já que é o objetivo principal.
O ideal é trabalhar os vários estágios do funil de vendas e esquecer aquela fixação pelo lucro, não é mesmo!? Tudo acontece por um motivo e a melhor alternativa é que prepare o seu cliente para que a compra aconteça.
3 – Desenvolva a história da sua marca
Responda com sinceridade: compra algum produto sem antes ter criado uma fixação sobre a marca? Definitivamente que não, afinal deve desenvolver a história sobre a marca e apresente para o cliente.
Quanto mais o seu cliente saber sobre a marca, maior é a hipótese de comprar e o ideal é que ele participe desse processo. Nesse cenário, o marketing digital para Pequenas Empresas é ideal para que o cliente saiba disso.
4 – Crie e divulgue conteúdo
A criação de conteúdo é uma das etapas mais importantes e acredite: é necessário trabalhar com as palavras-chave. Procure pesquisar sobre elas e crie textos que se adequem ao que planeia para o conteúdo.
A divulgação do conteúdo pode ser feita no próprio site e até mesmo nas redes sociais, conforme o caso. Da mesma forma, a parte de criar e divulgar demanda estudo, mas a própria internet fornece essas informações.
5 – Monitore as métricas (KPIs)
É necessário acompanhar as métricas com condição de as analisar, por exemplo, o Google Analitycs. A plataforma é crucial e permite que confira os acessos, a localização de cada acesso e o que pode ser melhorado.
O mais interessante é que o marketing digital para Pequenas Empresas permite o monitoramento até nas redes sociais. Através de aplicativos específicos, tem total condição de saber os posts com mais relevância.
Conclusão
O marketing digital tende a crescer em 2023, pois em 2022 já houve crescimento e o cenário tem sido promissor. Contudo, é preciso aplicar cada estratégia e trabalhar duro, porque nada acontece por acaso.
É primordial acreditar no seu potencial e investir tempo em estudo, sempre linkando com o seu negócio. O link existe justamente para trazer novos ensinamentos com total condição de seguir cada vez mais em frente.
Chegou o momento de aplicar o marketing digital para Pequenas Empresas no seu negócio, concorda comigo!? Por fim, coloque em prática e terá condição de usar cada ensinamento para fazer o teu negócio crescer.