Os consumidores digitais estão cada vez mais exigentes, mas responda com sinceridade: qual a sua estratégia de marketing digital?
Ficou mudo e não soube o que responder, porém, peço para teres calma, que te vou ajudar a entender tudo.
O marketing digital pode ser explicado como a arte de divulgar um produto ou serviço por meio da internet. Ao mesmo tempo, é possível utilizar sites, blogs, redes sociais e até vídeos para que os clientes conheçam os produtos.
O fato de você estar aqui lendo o conteúdo, embora você não saiba, foi uma estratégia de marketing digital que eu tive. Dessa forma, confira cinco motivos para que você aposte em uma tática para estar à frente dos demais.
5 razões para apostar numa estratégia de marketing digital
Para que você defina uma estratégia de marketing digital, é primordial entender algumas questões essenciais. São elas: a eliminação das fronteiras, segmentar a comunicação e melhorar o retorno sobre o investimento.
Se você acha que é muito, saiba que ainda dá para mensurar os resultados e ainda fidelizar os seus clientes. Da mesma forma, acho que você está achando que quando a esmola é demais, o santo desconfia, não é mesmo!?
Eu te entendo e sei que você tem motivos para ter esse comportamento, porém quero trazer a explicação de ponto por ponto. Sendo assim, vamos conversar sobre cada um desses pontos e como você pode utilizá-los.
1 – Negócio sem fronteiras
Essa é a informação mais importante, e a internet não oferece qualquer tipo de limite, na hora de trabalhar. Portanto, o ambiente virtual funciona como se fosse um grande país e não há limitações, permitindo que você atinja a todos.
Por exemplo: lembra quando teve aquele vídeo, no ano longínquo de 2012, que ficou conhecido como “Para nossa Alegria”. Então, o vídeo alcançou vários países e trouxe notoriedade para o casal de irmãos que participou.
Vamos pensar juntos: se um vídeo feito sem planejamento, conseguiu atingir um grande público e trouxe retorno, imagina o que aconteceria se houvesse um planejamento e uma estratégia de marketing digital excelente?
Certamente que o resultado seria diferente e maior, podendo trazer até mais notoriedade para as pessoas. Nesse cenário, com os negócios acontece o mesmo e dá para atingir um número maior de pessoas, segundo a situação.
Uma pessoa lá no Camboja pode ler o seu texto, interagir com você e até consumir o seu produto/serviço. Agora pense comigo: se não existe fronteira e aproxima as pessoas, não faz sentido ficar de fora dessa ferramenta.
As estratégias precisam ser pensadas de acordo com o caso e você tem condição de impactar um número grande de pessoas. No entanto, é preciso apenas aplicar da forma certa e de acordo com o planejamento realizado.
2 – Comunicação com públicos específicos
O marketing digital aproxima o serviço do cliente final e o maior exemplo disso é quando alguém vê no Instagram um anúncio do Japão. Juntamente com esse exemplo, é fundamental que a comunicação seja adequada.
Quando você se comunica com o público, é primordial saber que cinco questões estão inclusas no marketing digital. Ainda mais atualmente, vale a pena saber de cada uma delas e veja comigo as informações sobre elas:
- Definição da persona– Procure ter critérios para criar uma persona, por exemplo: idade, sexo, dor, remédio, hábitos de consumo, etc.
- Mensagem– É necessário saber qual “recado” será passado para o público e a linguagem correta, além do tamanho que o texto.
- Público– Embora pareça com a persona, a realidade é que essa questão é mais ampla e engloba uma pesquisa que foi feita antes.
- Canal correto– Procure definir se será por texto, anúncios, vídeos ou nas redes sociais, podendo, também, ser feito em mais de um lugar.
- Link para ter a resposta– Não faz sentido seguir os passos citados acima, esquecendo-se de deixar um canal para que o cliente responda.
- Análise do retorno– É fundamental saber quantos clientes respondem e comparar com as mensagens enviadas, descobrindo a porcentagem.
Você já manja da comunicação com públicos específicos e lembre-se: isso ajuda na hora de aplicar a estratégia de marketing digital. Assim, os próximos passos irão revolucionar a sua vida de empreendedor digital.
3- Mais retorno com menos investimento
Em primeiro lugar, o retorno sobre o investimento feito nem sempre é de ordem financeira e pode englobar horas de trabalho, por exemplo. É preciso citar três vantagens que estão inclusas na utilização do marketing digital:
- Mais alcance: Se as campanhas de marketing tradicional custam caro e são complexas, com o marketing digital é bem diferente disso. Um site alcança o mundo todo e basta que ele chegue até o público correto.
- Custo menor: O marketing convencional exige a contratação de um profissional especialista e isso gera custos, certo!? Com o marketing digital é diferente e a maioria das coisas podem ser feitas por você.
- Melhor custo-benefício: Por oferecer mais alcance e ter um custo menor, fica claro de entender que a relação custo-benefício é maior. Busque não ficar de fora disso e aproveite os benefícios inclusos nisso.
Você deve estar se perguntando: por que não foi possível pensar nisso antes e eu precisei sofrer para saber? Definitivamente que é preciso, afinal ninguém aprende a tocar violão sem ficar com vários calos nos dedos e na mão 😉.
4 – Resultados mensuráveis
Imagine o seguinte cenário: você trabalhou a sua estratégia de marketing digital e seguiu as dicas citadas acima. Contudo, está com dificuldade para saber se os resultados foram atingidos ou não, o que pode ser feito.
A resposta é bem simples e direta: analisar o que foi planejado e comparar com os resultados que foram atingidos. Da mesma forma, o uso de duas ferramentas é indicado e você pode usá-las sem gastar nenhum real:
- Google Analitycs – Essa ferramenta é gratuita e traz uma visão geral do seu site ou mesmo blog, entendo tudo. Por meio desse recurso, dá para saber os textos com mais acessos e até o lugar dessas visitas.
- Gerenciador de redes sociais – Não cabe citar ou outro aplicativo, porém a ideia é ter o mesmo serviço mostrado no Google Analitycs. Ao descobrir as postagens com mais likes, você pode replicar nas demais.
A maioria das pessoas trabalham estratégias diferentes para o marketing digital e consiste sempre em duas: 1) site/blog; 2) redes sociais. O foco, como você imagina, é descobrir os resultados e entender como melhorar.
Se esse passo for seguido, a realidade é que você consegue corrigir os erros e caminhar na direção correta. Na hora de usar a sua estratégia de marketing digital, não se esqueça de medir os resultados atingidos.
5 – Fidelização de clientes
Primeiramente, não há dúvidas que atingir os clientes é difícil e conseguir vender, como é do seu conhecimento, também é complexo. Todavia, não se esqueça de que mantê-los é mais complicado e demanda muito esforço.
A chave para fidelizar o cliente é ter um tripé: 1) cumprir o objetivo; 2) qualidade do produto/serviço vendido; 3) interação. Se você conseguir cumprir com esses requisitos, saiba que a tendência natural é mantê-los.
É importante seguir à risca o funil de vendas e entender uma coisa: a venda nunca deve ser trabalhada desde o início. Igualmente, trabalhe a informação, falando sobre a “dor dele” e o ofereça o “remédio”, de acordo com o caso.
Por exemplo: Pedro gosta de mexer em celulares e gostaria de fazer consertar os aparelhos, mas não sabe como. Logo após, você poderia trabalhar o alto custo das manutenções e mostrar como um curso a distância pode ser feito.
Quando você for aplicar a sua estratégia de marketing digital, procure entender que cada cliente é um divulgador do seu produto ou serviço. O processo de fidelização traz novos clientes e deve ser bem-feito.
Quer saber de mais motivos para ter uma estratégia de marketing digital?
Caso os cinco motivos não tenham te convencido da importância de ter uma estratégia de marketing digital para o seu produto ou serviço, você sabe quantas horas o brasileiro fica por dia mexendo na internet?
Segundo uma pesquisa da Hootsuite, o Brasil é o segundo país em que as pessoas ficam mais tempo mexendo na internet. De acordo com o site, são nove horas diárias ali, consumindo, comprando e conhecendo coisas.
Mesmo que a Pandemia acabe nos próximos meses, afinal precisamos ser otimistas, é muito difícil que as pessoas deixem de acessar. Ou seja, a sociedade está acostumada e deve permanecer usando essa ferramenta.
Por fim, se você tiver dúvidas sobre a definição de uma estratégia de marketing digital e não saiba o que fazer, eu posso te ajudar. Basta entrar em contato com a minha empresa e eu terei o maior prazer em te ajudar.