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A geração de Leads é uma das coisas mais importantes do marketing digital e um detalhe: não tê-los é estagnar.

Pois é, seria mais ou menos como trabalhar, se esforçar e no fim do mês não receber nenhum pagamento.

Agora responda com sinceridade: você iria gostar de ter um site, trabalhar o conteúdo e ter apenas visitantes? Certamente que não, exceto se o foco for o Google AdSense, mas o que fazer, então, para aumentar os Leads?

A resposta está disponível a seguir, e a proposta é simples: demonstrar as principais informações sobre o assunto. Em seguida, cabe a você caprichar nas estratégias para que consiga ter o melhor resultado para a empreitada.

O que é um Lead?

Os Leads são contatos de “consumidores em potencial”, porém eles é que deixaram os seus dados em troca de alguma recompensa. Sendo assim, vou te dar um exemplo para você entender o que é um lead:

  • Januário tem um site de dicas sobre como fazer queijo e vende um molde para ser utilizado;
  • O empreendedor insere um texto sobre dicas de fazer queijo cozido e solta um ebook sobre como fazer queijos de sabor;
  • No entanto, para ter acesso ao ebook, é primordial deixar o nome, sobrenome e o e-mail;
  • O visitante acessa e resolve preencher os dados, recebendo nos eu e-mail o ebook prometido.

Por meio desse contato, o empreendedor tem condição de estabelecer uma relação e inserir o cliente no funil de vendas. Sem os Leads, a estagnação acontece e o negócio “respira por aparelhos”, sem previsão de ter “alta”.

 

Como Gerar Leads?

A geração de Leads é uma tarefa fácil, mas muitos empreendedores complicam e não sabem do lugar. Você deve sempre oferecer algo e ter em troca o contato do seu cliente, como no exemplo mostrado acima.

É possível oferecer um ebook ou um vídeo gratuito que será postado no canal do YouTube e complementar com o e-mail marketing. Entretanto, para que você grave como gerar um lead, procure oferecer um benefício.

O que será ofertado depende muito do caso e não tem como eu te dizer o que é melhor para você. Afinal, é apenas por meio do estudo que você consegue entender o que a sua audiência deseja para esse momento.

Por que a sua empresa precisa gerar leads?

Essa aqui é muito fácil e a resposta está na ponta de língua: os leads é garantem a continuidade do negócio. Imagina o que seria do marketing digital sem eles e responda: você acha que daria para sobreviver?

A resposta é negativa e por isso que você deve buscar ter Leads, porque é o passo inicial para converter. Do mesmo modo, o processo de conversão é bem objetivo e trata-se de converter o desejo em compra.

O que faz um visitante se tornar um lead?

Essa resposta também é uma das mais simples que existem, pois trata-se apenas de um fato: passar confiança para o cliente. Portanto, você precisa convencê-lo de que o conteúdo é adequado para o que ele está buscando.

O funcionamento consiste em dois aspectos: 1) saber qual é a “dor” que ele tem; 2) mostrar o “remédio” no texto. Do mesmo modo, o benefício oferecido deve fazer com que o visitante não pense duas vezes antes de preencher.

Para que os visitantes se tornem Leads, é preciso que você não deixe que o público perceba a sua ideia. Daí para frente, prossiga e a tendência natural é que você consiga ter uma taxa de geração de Leads cada vez mais alta.

Importância do marketing digital para conseguir leads

Em primeiro lugar, a realidade é que o marketing digital é um caminho para que os empreendedores consigam mais Leads. Contudo, vou explicar como é que funciona e dá para perceber facilmente os motivos para percorrer:

  • Januário realizou uma pesquisa de palavra-chave e descobriu que a palavra “como fazer queijo cozido” teve muitas buscas;
  • Logo após, um conteúdo é criado para esse fim e é seguido todas as regras para que o texto fique bem ranqueado.

Se o marketing digital não existisse, não teria como realizar a geração de Leads e nem nada do tipo. A importância desse recurso é grande e o principal é usufruir de todo o potencial que ela traz para você.

O que são leads qualificados?

Agora que você já sabe o que é Leads, concorda que é necessário saber o que são os Leads qualificados!? Então, trata-se do lead que possuí o perfil ideal e tem as características que você definiu para que a compra seja feita.

 

Como saber se um lead é qualificado?

A forma mais adequada de definir se o lead é qualificado, é você conferir os dados dela com o da sua persona. Entretanto, você precisa responder cinco perguntas com sinceridade e as questões são as seguintes:

  • O lead necessita do seu produto?
  • Essa solução é a correta para o seu lead?
  • O lead tem capital para fechar com o seu produto?
  • O Lead tem poder de decisão?
  • Por fim, o lead está pronto para ser seu cliente?

Se todas as respostas forem positivas, a realidade é que o seu lead está preparado para a compra. Ainda mais atualmente, não se esqueça de seguir o funil de vendas e prepare o cliente para a hora final.

 

Por que você deve gerenciar seus leads?

Tudo que não gerenciado, automaticamente, não pode ser medido e você não consegue saber se está indo bem ou não. Deixar de gerenciar os Leads é muito perigoso e por isso que a dica é conferir a taxa de conversão 😉.

 

Qual a diferença entre leads e visitantes?

Para saber a diferença entre Leads e visitantes, é preciso que você preste atenção na distância até o ato final. Um visitante está no início, enquanto que um lead está bem próximo de converter, ou seja, de comprar o produto.

Conclusão

Se os Leads fossem Pokémons, seriam a evolução dos primeiros e eu sei que você não assiste mais esse desenho. Todavia, aposto que já assistiu e a proposta é que você entenda a ideia que está por trás dessa analogia.

O lead deixou o contato no seu site e recebeu um benefício, como eu mostrei logo no início. Em seguida, é preciso que você faça o gerenciamento e defina se o lead é qualificado ou não para o seu negócio.

Trabalhe bem os seus Leads e converta, porque é a conversão que faz com que o negócio cresça ainda mais. Sem o uso deles, a realidade é o empreendedor não saí do lugar e por isso a dica é investir nesse quesito.

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