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Resolve trabalhar com marketing digital e descobre que “quase tudo” gira em torno da Persona.

Nessas horas, que pensas em saber o que é, e como criar uma, porque a persona é o que se aproxima mais do seu cliente ideal.

A realidade é que a Persona é um personagem semifictício e deve ter as características do seu cliente ideal. Portanto, engloba características demográficas e de comportamento dos seus clientes, por exemplo.

A proposta do texto é mostrar o que é Persona e trazer pontos importantes sobre esse assunto. Em seguida, cabe apenas que defina a sua e tenha condição de usá-la para atingir o público que você definiu.

O Que é Persona?

Acima eu já lhe mostrei o que é Persona, porém faltou uma coisa: é por meio dela que deve guiar o seu trabalho. Seja para criar histórias ou entender as motivações para que o cliente compre algo, deve usá-la a seu favor.

Para que você a defina, é primordial ter contacto com o seu público-alvo e identificar as características em comum. Entretanto, caso ainda não tenha uma persona, e isso é comum na maioria dos casos, deve se basear na concorrência.

Por exemplo: se o seu nicho é o de relacionamento, basta olhar os sites concorrentes e entender quais são as principais dores. Lembre-se apenas de uma coisa: não se trata de copiar, pois, o foco é apenas ter uma referência.

 

Para que serve uma persona no marketing?

Imagine que tens uma loja física e vende gelados artesanais, agora responda: quem é que permeia o seu trabalho? Certamente que os clientes, porém o mesmo deve ser para os negócios digitais.

A principal função da Persona é justamente orientar o seu trabalho e é para onde deve ir o seu esforço. Por exemplo: quais conteúdos criar, que tipo de linguagem usar, quais assuntos abordar, qual será a jornada de compra.

Qual seria a diferença entre personas e público-alvo?

Para entender a diferença entre persona e público-alvo, é primordial citar um exemplo, para entender a diferença. Sendo assim, facilita bastante o entendimento e faz com que não confunda as informações sobre ambas:

  • Público-alvo – Homens, entre 23 a 35 anos, namorados, com interesse em casamento, renda mensal baixa e sejam românticos.
  • Persona – João, 28 anos, namorando, deseja organizar uma festa de casamento, ganha um salário mínimo e deseja planear o seu casamento.

A Persona trata do individual com o foco na pessoa, ou seja, no cliente e o conteúdo é voltado para ele. Por outro lado, o público-alvo engloba o coletivo e trata de textos pensados para uma parcela da sociedade.

Como identificar a persona?

Em primeiro lugar, a identificação de persona é fundamental e pode ser feita de várias maneiras, concorda comigo! Do mesmo modo, é chegada a hora e o momento de saber do que se trata, veja:

Realize Pesquisas de Usuários

É necessário que realize algumas pesquisas e procure descobrir as seguintes informações: Sexo, idade, renda, localização estado civil, etc. O outro passo é simples e conhece no tópico a seguir.

Otimize os Resultados das Pesquisas

Assim que captou os dados, não se esqueça de tabular e entender os dados das pessoas que entram no site. A ideia é simples: entender quais os assuntos que podem ser do interesse deles e trabalhar as outras estratégias.

Trabalhe o seu Brainstorming

Os dados já foram captados e tabulados, mas é chegado o grande momento e é importante que tenha ideias criativas sobre o que fazer com eles. Nesse cenário, nunca dispense a ajuda dos demais, se esse for o seu caso.

Seja Realista

Outra característica bastante importante e demanda atenção: seja o mais realista possível nessa hora. Ou seja, evite ao máximo aqueles sonhos e procure ser pragmático na hora de tabular, deixando as utopias de lado.

Analise a concorrência

Analisar a concorrência é importante e faz com que compare os dados obtidos, por meio das dicas acima, com aquilo que os concorrentes fazem. Novamente: a ideia é comparar, jamais copiar e ser acusado de plágio.

Os benefícios de criar uma persona

A criação de Persona é preponderante para que o Marketing Digital possa ser utilizado do modo correto. Do mesmo modo, é possível citar vários benefícios e três se destacam perante os demais:

  • Acerta a linguagem – A Persona precisa que utilize a linguagem correta e consiga atingir na “dor” que ela possui nesse momento.
  • Atinge o público nas redes sociais – As pessoas passam horas nas redes sociais e consomem conteúdo por lá, não é mesmo!?
  • Cria conteúdos de qualidade – Quanto maior qualidade existir nos conteúdos, a realidade é que atinge mais pessoas.

Agora que já sabe os benefícios de criar uma Persona, a pergunta que fica é a seguinte: o que esta faltando para iniciar a criação da sua?

Mas tenha calma, porque ainda tem outros tópicos que serão trabalhados no texto.

 

A importância da persona no Marketing Digital

Conforme citado acima, porém é bom reforçar, pois a Persona é o que lhe faz ficar perto ou longe do seu cliente ideal. Ao definir corretamente, cria um texto cheio de dor da persona e mostra-lhe qual o remédio.

Perguntas que vão te ajudar a definir uma Persona

É possível citar algumas perguntas que ajudam a definir a persona e o principal é saber quais são elas, confira:

  • Quais as características físicas do seu cliente ideal?
  • Ele possui que gostos?
  • Quais as características psicológicas do seu cliente?
  • Ele tem Hobbies? Se sim, do que se tratam?
  • Qual o número de obstáculos e desafios que ele tem, incluindo o seu nível de instrução?
  • Que tipo de informação ele consome e em quais veículos isso acontece?
  • Quais as dificuldades?
  • O que influencia cada decisão?

Essas perguntas demonstram, em suma, as questões que devem ser trabalhadas na hora de definir uma Persona. Contudo, outras estão inclusas e o ideal é que comece a entender que uma pergunta puxa outra.

Como fazer entrevistas para definir uma persona?

Atualmente, existem duas formas de fazer a entrevista para definir a Persona:
1) contratando uma empresa especializada;
2) entrevistando cada stakeholder que participa de algo em relação a sua empresa.

O ideal é que trabalhe as questões mostradas no tópico anterior, sem contar outras que podem ser incluídas. Todavia, a própria internet fornece maneiras de descobrir e conferiu na parte de identificação da Persona.

Como descobrir a dor do cliente?

Embora peça redundância, a realidade é que descobre a “dor” da Persona assim que concluir o passo citado acima. Por meio dele, basta oferecer o “remédio” e lembre-se: respeite a jornada de compra do cliente.

Como usar o Design Thinking para definir sua persona?”

A definição de Persona, por meio do Design Thinking, deve ser realizada por pelo menos quatro pessoas. Cada uma, deve ter uma função e deve englobar aquelas que lidam com os clientes, bem como as demais que gerem o projeto.

A primeira etapa é a imersão e consiste em mergulhar as pessoas em problema, levantando todas as variantes do mesmo. Em seguida, a segunda etapa é a análise dos dados e trata-se de agrupar as informações coletadas.

Na etapa de idealização, procure usar o mapa da empatia e inserir as características coletadas, por exemplo: dados, profissão, género, etc.

Na quarta etapa, é hora de fechar a persona e ficaria assim:

Luiz Carlos, 50 anos, viúvo, gerente, renda de 3 mil reais por mês, enfrenta a impotência sexual e gosta de produtos naturais, usa a internet para pesquisar assuntos relacionados ao desempenho sexual.

Definir a Persona é uma arte e aprender a usá-la também, porém ninguém aprende apenas na teoria. Dessa forma, é preciso colocar em prática e ir a alinhar o planeamento com os dados reais retornados.

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